Proposta Técnica para Desenvolvimento do Programa de Conservação Auditiva (PCA) e Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA)

O PCA (Programa de Conservação Auditiva) é um conjunto de ações coordenadas com o objetivo de prevenir a instalação ou evolução de perdas auditivas ocupacionais.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 7 e a Portaria 19 do Ministério do Trabalho (1998), toda empresa que atinja, em sua área fabril, níveis de pressão sonora iguais ou superiores a 85 dB é obrigatório a execução do PCA.

O Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA) é um programa que incorpora todas as etapas do PCA e acrescentam mais algumas como: a criação e manutenção do compromisso entre todos os níveis hierárquicos da empresa, havendo a designação de responsabilidade estabelecendo um responsável direto ao qual será remetido o protocolo para avaliação de conformidade ou não cumprimento da meta, e avaliação, gerenciamento e controle de riscos.

Sugerem-se para o PCA e PPPA:

Atividade de monitoração

  • Avaliação ambiental dos agentes físicos (ruídos, vibrações e etc.) presentes no ambiente de trabalho. Faz-se a medição do ruído ambiental, mapeando toda a área fabril (conta-se com o técnico de segurança para esta atividade).

Atividade de controle

  • Composta por estudos e aplicação de redução do ruído ambiental, redução do período da exposição ao ruído e utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual)
  • Observação do Processo de Produção: observa-se a atividade necessária para que o trabalhador exerça sua atividade e também como é gerado o ruído, pode-se pensar em medidas simples que visem a redução do ruído.

Redução e Controle do Ruído

  • Com base na avaliação ambiental, pode-se analisar medidas tanto no plano coletivo como individual, buscando o controle do ruído na fonte ou no trajeto.

Acompanhamento Auditivo

  • Avaliação Audiólogica, por meio de audiometrias, constata-se a situação auditiva dos trabalhadores e a eficácia do PCA. O trabalhador deve se manter informado sobre sua situação auditiva para que acompanhe seu perfil audiólogico e se envolva no PCA.
  • Controle Auditivo: visa a preservação da audição normal ou comprometida. No caso de trabalhadores com PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), pode-se elaborar programas informativos que forneçam estratégias de comunicação. Nesta etapa é fundamental o trabalho conjunto com o médico do trabalho, a fim de que se possa analisar as condições fisico-orgânicas do trabalhador, verificando-se esta influência na audição confrontados aos achados audiométricos.

Monitoramento Auditivo

  • Faz-se o monitoramento do estado auditivo dos trabalhadores da empresa, pesquisando por idade, função desenvolvida, setor, sexo, grau de comprometimento, etc., a fim de estabelecer quais são os fatores de risco para o funcionário e buscar a preservação auditiva.

Atividades de Apoio

  • Medidas administrativas, educacionais, informativas e avaliação dos trabalhadores;
  • Realiza-se um trabalho de orientação/treinamento aos funcionários sobre as conseqüências do ruído na saúde, no sentido de levá-los a compreenderem melhor a importância da conservação auditiva. Estas orientações podem ser realizadas por meio de palestras, folhetos explicativos, vídeos e reuniões.
  • Aos trabalhadores com grave comprometimento auditivo são realizadas orientações referentes a estratégias de comunicação.