Uma coisa precisa ficar clara para você: a coluna vertebral é o eixo central de nosso corpo, de onde partem todas as outras estruturas, mas ela é móvel. Isso faz com que a coluna possa se desalinhar facilmente. Muitas vezes, um simples movimento, porém feito com certo descuido, já é suficiente para que a dor se instale…

Então, principalmente se você tem dores frequentes, evite rigorosamente:

-Pegar peso com o corpo torcido ou arqueado;

-Ficar muitas horas na mesma posição;

-Carregar peso com uma mão só;

-Movimentar-se com a coluna em torção;

-Ficar sentado em bancos baixos ou sem encosto por muito tempo;

-Ao descer escadas, não solte o corpo. Sustente seu peso corporal;

-Não se abaixe arqueando a coluna;

-Arrastar ou empurrar coisas pesadas;

-Varrer com o corpo arqueado;

-Usar saltos altos demais ou baixos demais;

-Carregar crianças pesadas no colo.

 

 

Colchão e travesseiro, como escolher

·         j

Durante minha consultoria em empresas muita gente fica me perguntando sobre qual é o melhor colchão e travesseiro para quem tem problemas com a coluna, porque têm muita dificuldade de encontrar conforto na hora de dormir. Não existe um colchão e travesseiro mágicos que basta comprar e seus problemas desaparecem, mas existem algumas recomendações que são básicas quando for adquirir estes produtos.

 

Colchão

Não durma num colchão duro demais, nem macio demais. De um modo geral, um bom colchão é aquele que se molda de acordo com o peso das regiões do seu corpo. Ao se deitar de lado, por exemplo, o peso no ombro e no quadril é maior, então, nestes lugares o colchão deveria afundar. De costas, a mesma coisa: o colchão deveria deformar-se na altura do quadril e das costas, onde tem mais peso. Ao se levantar da cama, um bom colchão, rapidamente volta à posição normal, não ficando afundado em nenhuma área de pressão.

 

Travesseiro

A altura do travesseiro ideal é aquela que, quando você se deitar de lado, ele preencherá perfeitamente o espaço que fica entre o ombro e o pescoço. O objetivo do uso do travesseiro é deixar a cabeça alinhada com a coluna cervical. Quanto à textura, vale lembrar que um travesseiro macio demais, não vai suportar o peso da cabeça, afundando ao longo da noite. Portanto, escolha uma espuma firme e compacta. Travesseiros de pluma, muitas vezes, abrem um “ninho” e ao acordar, você verá  sua cabeça desalinhada com o resto da coluna. Muitas vezes o travesseiro errado é o motivo de muitas dores no pescoço, cabeça e até no braço.