Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhasmoxas e outros instrumentos que estimulam as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando mensagens até o cérebro proporcionando a liberação de substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório, aliviando a dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.

A acupuntura tem sido ao longo dos anos, um recurso terapêutico eficaz no tratamento da dor. Mas não é só. Por meio dela é possível tratamento e cura de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestório, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.

 

A ACUPUNTURA DÓI?

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, efeitos transitórios que são normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais. Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, visto o pequeno diâmetro da agulha (até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção), e sua ponta redonda (e não cortante, como as das agulhas de injeção).

As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis. Há os que descrevem “sensação de flutuação de bem-estar, de calma, de sonolência, sensação de que algo está mexendo internamente e até a “vontade de chorar”. Outros relatam coceira em algumas regiões do corpo, alívio de “opressão no peito, aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar”. Em situações mais raras, há piora da dor durante o primeiro dia após a aplicação, como nos casos de fibromialgia. No entanto, estes efeitos de piora da dor são raros.

 

A ACUPUNTURA TEM CONTRA-INDICAÇÕES?

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contra-indicada, desde que se evite a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina; entretanto, ainda se trata de assunto polêmico, a não ser nas vésperas do trabalho de parto, quando a acupuntura pode auxiliar sua aceleração.

 

QUAL A DURAÇÃO DO TRATAMENTO POR ACUPUNTURA?

Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, prescreve-se uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados.

Na maioria dos casos, indica-se de cinco a dez sessões.

Frequentemente, os pacientes buscam a Acupuntura como última opção de tratamento por desconhecerem essa modalidade de terapia. Dessa forma, ao iniciar a terapia com essa técnica já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos. Por essa razão, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado. Por isso, a duração de tratamento em alguns casos é longa.